quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Um Mundo de Vilões!!!




Um Mundo de Vilões
                Vilões em uma aventura de RPG, na maioria das vezes, serão odiados e serão caçados pelos PJs, afinal na maioria das vezes é assim que começa uma aventura: algo ruim acontece e os bondosos PJs irão atrás do causador do mal para derrotá-lo. Mas depois de dezenas de aventuras derrotando vilões necromantes que usam o cemitério da vila e laboratório, ou cavaleiros em armaduras negras ou ainda o chefe orc sem cérebro os PJs começam a achar que sempre será a mesma coisa. Aqui você irá aprender a criar vilões que marcarão a vida de seus jogadores.

Um Antagonista Marcante
                O que faz um vilão ser marcante? Pense agora em um vilão e raciocine no porque de ter sido ele o primeiro vilão a vir a sua cabeça. O fato que torna um vilão marcante? O que o faz roubar a cena e chamar mais atenção que os próprios heróis? Não existe uma única resposta para isso, pois cada vilão marca de uma diferente. Veja o Coringa (em O Cavaleiro das Trevas), a maior marca dele com certeza é sua risada e planos caóticos e sem nenhuma causa aparente, Darth Vader (da saga Star Wars), um dos maiores vilões de todos os tempos, extinguiu os Jedis e usava um uniforme que tornava sua respiração adorada pelos fãs ou ainda o coronel Hans Landa (de Bastardos Inglórios), um vilão extremamente inteligente e que sentia prazer em torturar psicologicamente suas vítimas. Por isso não existe uma fórmula mágica para criar vilões marcantes, mas existe uma fórmula para criar vilões que seus jogadores adorarão odiá-los.

Um Antagonista Antagônico
                Para criar um bom vilão para suas aventuras primeiro você deve conhecer seus jogadores e a história dos personagens de seus jogadores. Os jogadores só odiarão o vilão e se sentirão motivados a combatê-lo se esse vilão os atingir de alguma forma. Assim se um dos personagens é servo do deus da humanidade e da justiça crie um vilão de uma entidade contrária, faça com que esse vilão assassine religiosos de templos e queime monumentos dedicados a entidade. Se os personagens detestam injustiça coloque no caminho deles um barão que controla um vilarejo com mãos de ferro, impondo altas taxas de impostos, quase nenhuma assistência e que deixa a cidade jogada aos ratos enquanto se esbanja em seu castelo com banquetes e festas. Se os personagens são defensores da natureza crie um vilão que destrói as florestas para alimentar grandes fornalhas para a construção de algo realmente grande ou um druida que se corrompeu e usa a floresta como sua fortaleza enquanto leva a morte e destruição aos vilarejos próximos.
                Outra ótima maneira de introduzir um vilão em uma aventura é quando esse vilão tem alguma ligação com o passado dos personagens, mas para isso é preciso que você crie junto com seus jogadores uma pequena história para cada um dos personagens, o que motivou o personagem a abandonar sua casa e andar pelo mundo correndo riscos. Vingança contra um barão tirano? A busca por um irmão perdido? O desejo de encontrar um local, ou item, secreto? Seja qual for a história você poderá aproveitá-la para criar ótimos vilões. Imagine como um jogador se sentirá ao saber que aquele barão tirano da cidade é o mesmo que foi responsável pela morte de seu pai quando ele ainda era apenas uma criança? Ou que aquele general do exército é o pai de um dos personagens que é leal ao reino que o personagem combate? Ou seja, faça com que a busca em combater o vilão seja algo pessoal.

A Causa de um Vilão
                Com raras exceções por aí um vilão sem uma causa se torna sem graça, ser mal apenas por ser mal não e querer fazer mal as pessoas torna o vilão sem vida. Aqui possui alguns exemplos de motivação para serem usadas em suas campanhas.
·       Enriquecimento: o motivo mais simples possível, um vilão deseja se enriquecer e por isso aquele ladrão da taverna que roubou a sacola de dinheiro do taverneiro ou um comandante que lidera um exército contra uma fortaleza anã com o ouro minerado por centenas de anos possuem a mesma motivação.
·       Vingança: por algum motivo o vilão deseja se vingar de uma pessoa ou cidade, talvez ele deseja se vingar de um dos PJs por ser filho de alguém que lhe causou mal no passado ou contra uma cidade inteira por ter sido expulso devido suas ideias radicais.
·       Purificação: o vilão acredita pertencer a uma raça superior, a única religião correta ou que outra raça seja a causadora do mal no mundo e por isso deseja exterminar toda uma raça.
·       Loucura: muitos vilões não possuem uma mente sã e são levados a cometer atos terríveis. Uma loucura pode vir de várias maneiras, seja uma doença que afetou o senhor da cidade ou um trauma terrível pela perda de um ente próximo.
·       Fanatismo: essa causa faz com que pessoas façam as mais terríveis barbáries em nome de um deus ou entidade superior. Pode ser o fanatismo por uma família, nação ou a uma religião que esse vilão fará de tudo ao seu alcance para proteger o alvo de sua devoção, seja atacar pessoas inocentes que são contrárias a sua fé ou uma vilões capazes de causa mal a toda uma cidade em nome de um rei.
·       Poder: o vilão busca cada vez mais poder, seja expandindo a influência de sua guilda de ladrões, o controle de seus territórios, derrotando reinos vizinhos em busca de locais mais rentáveis ou ainda um mago que deseja mais poder através de um ritual maligno para fazer pacto com entidades do submundo.

Uma História
        Uma boa história de um vilão é a chave para um vilão marcante. Um vilão com história faz com que ele ganhe vida nas suas aventuras, faz com que ele se torne alguém com passado e isso pode ser importante em algum momento para os PJs. Para criar a história do vilão responda as seguintes perguntas:
·       Por que ele é um vilão? O que fez odiar algo, alguém ou toda uma raça?
·       Como era sua vida antes de ser vilão? Ele possuía família ou amigos? Era alguém importante em alguma cidade?
·       Ele possui inimigos? Ele despertou a fúria em alguém? E se sim, como isso aconteceu?
·       O vilão ser a alguém? Ele é quem manda ou é subordinado de alguém mais poderoso? Se é subordinado, quem é esse seu líder?
·       O vilão possui um grupo? O vilão age sozinho, possui um pequeno grupo de elite ou um exército ao seu comando?

Como um Vilão Age
        Como um vilão deve agir em determinada situação? Saber como um vilão age é muito importante para que os PJs o odeiem. Vilão faz qualquer coisa para conseguir aquilo que eles desejam, seja matar inocentes, corromper pessoas honestas ou subornar os já corruptos.
                Um vilão normalmente possui um plano maior, mas que sempre é atrapalhado por grupos de aventureiros atrás de fama ou de suas riquezas, então um vilão poderá usar seus homens mais fracos para derrotar esses grupos de aventureiros ou simplesmente atrasá-los enquanto ele escapa ou coloca seu plano em ação. Por exemplo, um vilão deseja alcançar o Forte de Kordrik para realizar o ritual que trará o um deus antigo de volta, mas seus informantes dizem que um grupo de destemidos aventureiros está em seu encalço, assim esse vilão seleciona seus homens mais fracos para atacar a vila que os aventureiros estão, derrotando os tão amados e preciosos camponeses, assim os aventureiros ficarão ocupados por um tempo, talvez tempo suficiente para o vilão conseguir completar seu objetivo. Ou ainda o vilão pode enviar seus peões para atacar os aventureiros durante a noite com o objetivo de pegá-los desprevenidos e assim liquidar de uma vez por todas com eles.
                Um vilão, na maioria das vezes, não possui escrúpulos e fará ataques aos aventureiros de forma desleal. Pode até aparecer um vilão ex-cavaleiro que ainda respeita e segue o código dos cavaleiros, mas a maioria dos vilões não é assim. Então os vilões poderão contratar um bardo para espalhar falsas histórias dos aventureiros para que eles não recebam o apoio dos cidadãos da vila, poderá enviar um assassino para envenená-los enquanto dormem ou comem ou ainda usar pessoas inocentes para atrair os PJs para uma armadilha mortal.
                Caso os aventureiros cause muitos problemas ao vilão talvez ele queira resolver o problema pessoalmente. Sempre que um grande vilão abandona seus planos para cuidar de casos “menores” ele tentará fazê-lo de modo mais rápido e prático possível. Ele irá atacar os PJs da melhor forma possível e com toda sua força sempre acreditando que sua força é infinitamente superior à dos PJs, então talvez o vilão seja até imprudente e descuidado em seu ataque, já que “Como um grupo de cinco desconhecidos vencerá um dragão vermelho que ele controla enviado com seis dos seus melhores súditos?”.  
                Um vilão normalmente terá um lugar bem escondido e secreto para se manter fora da vista das autoridades, lá ele arquitetará planos, realizará seus rituais, organizará seus subordinados e tudo mais que precise para que seu plano dê certo, esse lugar pode ser uma casa escondida em um bairro isadolado, um templo abandonado, uma caverna perto de uma cidade, os esgotos de um grande vilarejo, etc. Mas existem vilões tão poderosos que eles não precisam se esconder, nesse caso os vilões normalmente possuem uma fortaleza, torre, ilha, castelo ou qualquer outra forma que lhe proporcione uma boa defesa, mesmo contra um exército numeroso. Nesse caso os vilões terão uma grande quantidade de seres sob seu comando seja mortos-vivos, um pequeno (ou grande) exército e muitos espiões espalhados pela região. 

Um comentário: