quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Aniversário do verdadeiro Senhor dos Anéis



03/01/2013

Há 121 anos nascia J.R.R. Tolkien.

John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R.R. Tolkien, foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, autor de O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Tolkien nasceu na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais, tendo naturalizado-se britânico.

Desde pequeno fascinado pela linguística, em 1914, ano em que começou a Primeira Guerra Mundial, ficou noivo de Edith Bratt. No ano seguinte, recebeu, com honras, o diploma de licenciatura em Literatura em Língua Inglesa. A graduação e os méritos não o libertaram da convocatória militar e, em 1916, depois de casar-se, foi chamado para a guerra. Tolkien sobreviveu à Batalha do Somme, uma mal-sucedida incursão na França e Bélgica, onde morreram mais de 500 mil combatentes. Em 1917 nasceu o seu primeiro filho, John Francis Reuel Tolkien (mais tarde o padre católico John Tolkien) e no ano seguinte, depois de contrair tifo, J.R.R.Tolkien foi enviado de volta a Inglaterra. Foi neste período que iniciou o Livro dos Contos Perdidos, que mais tarde se converteu n'O Silmarillion, em 1919, quando ele retornou a Oxford.

Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford. Além do inglês, Tolkien conhecia cerca de dezesseis outros idiomas (além dos criados por ele mesmo)

Católico convicto, Tolkien foi amigo íntimo de C.S. Lewis, autor de “As Crônicas de Nárnia”. Era também um pai dedicado. Essa característica está bastante clara nos livros, muitas vezes escritos para os seus filhos.

Apesar de ter dado início em 1937 com O Hobbit, foi somente após o lançamento da trilogia de "O Senhor dos Anéis" que Tolkien passou a ser conceituado por milhões de fãs. No auge da contracultura, a obra era considerada uma espécie de bíblia da Sociedade Alternativa.

Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, devido à grande popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". As suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.

Em 1972, J. R. R. Tolkien recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Letras da Universidade de Oxford. Conquistou também a Ordem do Império Britânico, dada pela Rainha Elizabeth, uma das maiores honrarias britânicas. Era agora Sir John Ronald Reuel Tolkien.

Aos 81 anos, nas primeiras horas do domingo de 2 de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien morreu na Inglaterra, sendo enterrado ao lado da sua esposa.

O mundo artístico foi imensamente influenciado por Tolkien. O cinema, a música, o RPG, os desenhos animados, a literatura, as histórias em quadrinhos, os jogos de computador e até mesmo a Internet, com milhares de sites dedicados a sua obra sofreram inúmeras influências do escritor, freqüentemente aclamado como o maior autor do século XX.

Fonte: Livro Tolkien - Uma Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário