sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Um Mundo de Heróis!!



Um Mundo de Heróis
                Em um mundo de fantasia com certeza existem outras milhões de pessoas no mundo, desde simples camponeses, passando por soldados da milícia, chegando a heróis locais e finalmente alcançando o patamar máximo de grandes heróis, aqueles capazes de derrotar dezenas de orcs ou invadir sozinho o covil de uma divindade menor. Porém não são apenas os jogadores que possuem a capacidade de chegar ao patamar de grandes heróis, na realidade no mundo devem existir grandes heróis que os personagens sonhavam e fingiam ser quando criança em suas brincadeiras. É desses PNJs poderosos que vamos tratar agora.


O que é um PNJ poderoso?
                O que torna um PNJ realmente poderoso? O fato de ter matado aquele gigante que aterrorizava a vila? PNJs poderosos estão muito além de habilidades de personagens comuns, derrotar gigantes, dragões, invadir poderosas fortalezas protegidas por magia são façanhas realmente incríveis, mas que estão ao alcance de personagens não tão poderosos. Personagens poderosos são capazes de realizar feitos inimagináveis como enfrentar divindades menores face a face, derrotar um exército inteiro sozinho, invadir fortalezas extraplanares de poderosas criaturas e muitas outras. Esses seres são raros, talvez existindo quinze, talvez vinte, em todo o mundo.

Por que eles não ajudam?
                Os jogadores provavelmente passarão por muitas aventuras épicas, derrotando aquele barão que causou uma grande guerra entre reinos, enfrentando aquele poderoso dragão adormecido há mil anos ou ainda acabando com os planos do feiticeiro maligno que desejava trazer de volta um poderoso morto-vivo para trazer morte e doença para o mundo. Então os jogadores podem se perguntar “Se existem esses poderosos PNJs, capazes de devastar exércitos em minutos, por que eles não derrotaram o dragão adormecido?”. A resposta é simples, esses PNJs poderosos estão ocupados com afazeres mais importantes. Se eles possuem um poder tão grande assim eles devem enfrentar inimigos mais poderosos, talvez impedindo a entrada de um poderoso demônio no plano material ou indo até outros planos para acabar com os planos malignos de um deus menor. A realidade é que existe muito mau a ser combatido nesse mundo e nos outros e esses seres poderosos devem possuir uma prioridade, afinal um demônio rei que quer entrar no plano material é muito mais perigoso que os planos de guerra de um nobre. Por isso muitas vezes esses PNJs poderosos preferem deixar na mão das pessoas comuns o destino de regiões e a derrota de monstros “poderosos”.

Usando PNJs Poderosos
                Um dos maiores divertimentos do mestre com certeza e poder controlar PNJs poderosos, aqueles personagens que os jogadores querem ser ou querem derrotar, aqueles que os feitos são contados em todas as tavernas e seus nomes são reverenciados por heróis de todo o mundo. Mas quando esses PNJs poderosos são usados de maneira errada ou exagerada eles se tornam algo prejudicial as aventuras.
                Imagine que os aventureiros são guiados por um poderoso mago em labirinto, os personagens estão sedentos por uma batalha e depois de andar por intermináveis corredores eis que finalmente aparece um bando de orcs, os personagens sacam suas armas, os jogadores preparam os dados, mas aí o mestre diz que o poderoso mago ergue sua mão e de seu anel sai uma bola de fogo exterminando todos os orcs. Ou seja, os jogadores apenas assistem ao mestre jogar sua própria história sozinho, os jogadores se sentirão incapazes e impotentes diante dos desafios e logo perderão a vontade de jogar. Lembre-se sempre que os jogadores são os protagonistas, eles devem enfrentar os perigos, eles devem derrotar os monstros, eles devem desvendar os enigmas, então sempre que puder evite o uso de PNJs poderosos dentro das aventuras, principalmente durante os combates dos jogadores, deixe os PNJs poderosos como auxílio, talvez um patrono que ajuda um grupo de aventureiros a fazer tarefas menos importantes, já que ele estará ocupado demais enfrentando demônios e viajando para outros planos.
                À medida que os personagens evoluam e atinjam níveis bem elevados (nível 15, por exemplo) é natural que o contato com os PNJs aumente. Nesse caso um PNJ poderoso pode escolher o grupo para auxiliá-lo em uma missão mais importante ou incluí-los em seus planos grandiosos, mas ainda o PNJ será bem mais poderoso que o grupo, então não deixe que o PNJ tome o lugar de protagonista.

Um comentário:

  1. Olá
    Meu nome é Allan Biffi e sou um grande fã e jogador de RPG e afins. Há muito tempo venho notando a carência desse tema no Brasil e, por este motivo, tenho planos de abrir uma empresa especializada em acessórios de RPG.
    Ainda estou na fase de estudo de mercado e, como eu sei que você é uma referência do tema no Brasil, gostaria de fazer algumas perguntas. Se puder me ajudar serei imensamente grato.
    • Com que idade você foi introduzido ao mundo do RPG?
    • Quem te apresentou os jogos?
    • Qual foi o primeiro jogo que você jogou?
    • Atualmente você ainda joga? Com qual frequência?
    • Qual o seu sistema favorito?
    • Quais acessórios de RPG você utilizada na hora de um jogo? (Dados, miniaturas, escudos, fichas, tabuleiros etc)
    • Dos acessórios que você utiliza, há algum que você gostaria de ter mais opções aqui no Brasil?
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir