sábado, 8 de setembro de 2012

New Dragon RPG - Novo sistema de Magia


New Dragon - RPG



Novo Sistema de Magia Teste
                Desde que iniciei a criação do sistema  New Dragon uma das minhas principais preocupações foi o sistema de magia. Nunca gostei do sistema de magia Vanciano (aquele do D&D), pois nunca consegui pensar numa explicação cabível de como o mago simplesmente “esquece” a magia depois de usá-la, mas também a idéia do uso de Mana nunca foi do meu agrado também justamente por fazer com que o sistema se aproxime dos MMORPGs, e pra mim o New Dragon RPG não deveria fazer referência a jogos de computador, então, pela quarta ou quinta vez, penso em modificar o sistema de magia.
                A idéia é não usar Mana e nem Slots, mas sim um Tempo de Execução da Magia, ou seja, o conjurador deveria agitar os braços e pronunciar palavras mágicas durante um número pré-fixado de rodadas para que consiga conjurar o feitiço. Por exemplo, o feitiço Área Escorregadia possui Tempo de execução de 5 ações maiores, logo o mago precisaria usar 5 ações maiores para conjurar esse feitiço, mas não necessariamente 5 rodadas completas, já que conjuradores poderosos podem executar mais ações maiores a cada rodada.

Área Escorregadia
Requisito: 2+ Qualquer Caminho
Tempo de execução: 5 ações maiores
Alcance: 10 metros
Duração: 2 rodadas
Efeito: o conjurador torna uma área de um quadrado de lado igual a 2 metros escorregadia. Criaturas na área precisam de um teste de reação para não caírem, se uma criatura tentar se mover na área precisará de um teste para não cair. Mesmo que a criatura seja bem sucedida no teste ela poderá se mover apenas metade do seu deslocamento normal. Objetos também podem ser afetados, como cordas, cabo de espadas,etc.
Modificadores:
- +10 metros de Alcance/ +1 Ação Maior
- +1 rodada de duração/ +1 Ação Maior
Reação: Agilidade – Descrição

                Mas se o conjurador desejar ele pode “adiantar” a execução do feitiço, mas isso o obrigará a um teste de Foco para não perder o feitiço com CD de 15 + o número de rodadas que faltava para conjurar o feitiço, assim caso um conjurador queira lançar o feitiço Área Escorregadia instantaneamente (usando apenas 1 ação maior de seu turno) ele deverá fazer um teste de Foco com CD 19 (15 + 4 ações maiores que faltavam). Uma falha faz com que o feitiço não se complete e o conjurador perca um nível de cansaço.
                Mas ainda é possível aumentar o poder de alguns feitiços apenas aumentando o tempo de execução desse feitiço.

Bola de Fogo
Requisito: Centelha, 7+ Combate e Destruição
Tempo de execução: 8 ações maiores
Alcance: 20 metros
Duração: Instantânea
Efeito: uma fagulha é disparada das mãos do conjurador que ao atingir uma superfície rígida causa uma explosão que atinge todos numa área de raio igual a 1 metro/NM causando dano de 1d8/2NM. Um teste de reação pode ser feito para evitar a metade do dano.
Modificadores:
- +10 metros de Alcance/ +1 Ação Maior
- +1 metro de raio de efeito/ +1 Ação Maior
- +1d8 de dano/ +2 Ações maiores
Reação: Agilidade – Metade


                 Assim um conjurador necessita de 8 Ações Maiores para conjurar um feitiço, mas se esse conjurador desejar aumentar o alcance de seu feitiço em 20 metros o número de ações maiores aumenta para 10 (+1 para cada 10 metros de alcance), e se ele ainda desejar aumentar o dano em 2d8 o tempo de execução passa a ser de 14 ações maiores (+2 para cada 1d8 de dano). Então esse conjurador precisaria de muito tempo para conjurar esse feitiço e caso quisesse “adiantar” o feitiço o teste de Foco teria CD muito alta.

10 comentários:

  1. Também nunca achei normal esquecer a magia. Mas como fica a questão das magias conhecidas? Ele pode lançar qualquer magia que conheça, só que vai cansar em cada um até o ponto de exigir um descanso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em New Dragon existem níveis de cansaço, se o mago "adiantar" um feitiço ele deverá passar em um teste de foco, se falhar ele perde um nível de cansaço. Então o conjurador poderá lançar feitiços até ele nao conseguir ficar de pé, que poderá acontecer muito depressa caso o conjurador saia disparando feitiços pra todos os lados!
      Mas essa é apenas uma ideia que estou estudando e postando para receber opiniões e criticas!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Cara, vc diz que não quer influencia de jogos eletrônicos, mas isso só me lembra final fantasy tactics. Vc já leu DCC RPG? É o melhor sistema de magias pra fantasia medieval que eu conheço. É vanceano, mas bem diferente dos outros. Dá uma olhada pra ter idéias. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando disse influência me referi ao sistema de Mana dos jogos eletrônicos, mas nunca li esse DCC RPG, vou olhar, e obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Uma vez eu li uma matéria falando que os Pontos de Vida representaria a fadiga que o personagem ia acumulando ao defender os golpes, até que um iria acertar derradeiramente quando este chegasse a 0 pontos de vida. Acho que poderia tratar a mana da mesma forma, o esforço mental para dobrar a realidade é tão imenso, que esgotaria o magos descuidados.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não vale a pena esse sistema de tempo de conjuração e te explico porque. Os magos sempre foram uma classe muito mal feita na minha opinião pois eles só ficam "utilizáveis" a partir de um certo nível alto (na maioria dos RPGs). O sistema de magias nunca foi bem feito em questão de que o mago leva muita desvantagem em suas jogadas de ataque.
    Como nas histórias onde aparecem magos, eles sempre estão aptos a conjurar magias poderosas e em poucos instantes, é óbvio que existem magias demoradas a se conjurar, entretanto uma bola de fogo é quase como uma magia instantânea pois é um feitiço "simples" em tese, para um mago. Então, resumindo, eu acho que o sistema de magias deveria ser o seguinte:
    O Mago tem um limite de magias por dia (um limite alto por exemplo, 20 magias de lvl 1 no primeiro nível), a cada vez que ele lançar uma magia ele deve fazer uma jogada de constituição (foco) de acordo com a CD da magia por exemplo (Luz: CD 5.) a magia luz é tão simples para um mago que é quase impossível ele não conseguir castar, outro exemplo agora de um lvl mais alto (Bola de fogo: CD 12.) uma bola de fogo requer certa concentração, por isso sua CD é mais alta e por último (Chuva de Meteoros: CD 16) uma magia de alto nível que sim, requer no minimo 3 rodadas para ser utilizada.
    Esta é minha rélis opinião fecal de como deveriam ser as magias.Por mais que eu saiba que demoraria para se fazer tal tipo de esquema, valeria muito a pena.

    ResponderExcluir
  5. Olha, em regras o sistema pode até ser interessante, porém em jogo a probabilidade de tornar o mago um personagem estático é ENORME.

    Pense bem, mesmo com a possibilidade de usar feitiços extremamente poderosos você se divertiria os usando uma vez a cada X turnos? Turnos estes que ainda não poderá usar direito já que terá que se concentrar na conjuração. E se os alvos forem derrotados antes, e se a situação mudar e o feitiço tornar-se inútil?

    E o sistema de pontos de magia é tão "mmorpg" quanto o de PVs ou evolução de atributos em uma ficha. É bobeira editar um e não os outros... Eu voto por uso de PMs, é prático, agradável e fácil de se entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "E o sistema de pontos de magia é tão "mmorpg" quanto o de PVs ou evolução de atributos em uma ficha" Concordo muito com isso.

      Abaixo eu trago umas opinioes pessoais de coisas que estão "erradas" no rpg mas que se forem tratadas desta forma, podem tornar o jogo entediante:
      Eu acharia interessante um rpg mais "real". hp fixo, o personagem tomar um pouco de dano quando defende, magia por tempo, a "força" ser tratada como energia (quanto mais rápido for um soco, maior o dano, mas se o cara levanta uma pedra, ele age como resistência e nao aplica velocidade)...

      Excluir
  6. Aliás, sobre a dificuldade de ver o sistema de magia vanciano, a qual eu também não gosto, eu lembro que já vi uma explicação rápida que fez todo o sentido pra mim.

    "Imagine a magia como um liquido e seus 'slots' como um jarro. Quanto maior este jarro mais "liquido" vai poder guardá-lo, porém toda vez que usa uma magia e consequentemente beber deste liquido mais perto estará de esvaziar o tal jarro."

    E eu considero o estudo das fórmulas como algo especial. Não é a leitura do grimório que importa, mas sim a INFORMAÇÃO obtida. É só considerar que além do tal "Liquido" no jarro o mago também precisa sacrificar essa informação para dar forma ao tal liquido e, enfim, usar magia.

    Eu posso ter sido confuso na explicação, mas eu pelo menos passei a ver o sistema vanciano de maneira muito mais natural e verossímil dessa forma.

    ResponderExcluir